Rota 3 - Amazônia (Br/Per) - Sul do Chile



Rio Madeira- Subindo o Amazonas sentido Cordilheira

Massiel Amelia - Janeiro de 2011

Na terça feira dia 4 de janeiro, cheguei ao Barco Araújo rumo a Porto Velho. O preço da passagem custou 150 reais e não deu pra conseguir desconto. A única outra opção que eu tinha, seria ir por Humaitá por 120 reais, economizar um dia de viagem em barco e pegar um ônibus até Porto Velho por 50 reais. Decidi pela primeira opção.
Este trajeto de Manaus – Porto Velho é realizado por dois barcos da região, o Araújo e o Dois Irmãos e saem somente nas terças e sextas. É recomendável comprar a passagem pelo menos um dia antes.
O barco estava realmente cheio. Mesmo assim encontrei um espaço para pendurar minha rede (o preço das redes perto do porto está entre 20 e 60 reais). O barco sairia 18h e eu cheguei às 16h. A maioria das pessoas chegou mais cedo, alguns de manhã e outros dormiram no barco.

Do meu lado direito, estavam duas argentinas e ao meu lado esquerdo, um peruano. Deixo minhas coisas organizadas começo a conversar com o pessoal ao meu lado e de repente um homem que vende picolé chega perto de mim e me diz que o picolé foi cortesia de um passageiro do barco...
Depois de um tempo, um vendedor de livros o qual estávamos conversando, nos convida para uma nova roda e picolés para mim e minhas novas amigas argentinas. Tomamos diversos sorvetes, de diferentes sabores...
O barco só sai às 22h, e daí em diante, durante quatro dias o ambiente foi bastante tranqüilo e ainda assim eu tinha medo de alguém me roubar. Dormia com um canivete nas mãos e acordava diversas vezes na noite.
A maioria das pessoas que viajavam neste barco eram homens jovens que estavam indo a Porto Velho para trabalhar nas obras hidrelétricas. Em geral tinham várias famílias e filhos. Os estrangeiros eram duas argentinas, um peruano, dois japoneses, um português e eu, chilena que muitas vezes me confundiam achando que eu era de Santa Catarina.
A hora da comida era sem dúvida o maior acontecimento do barco. As refeições eram servidas em horas absurdas, e o pessoal se aglomerava todo para se servir. Todos os dias os cozinheiros e os ajudantes serviam o café da manhã às 6h, o almoço às 10h, um café da tarde às 15h e a comida final às 18h. A comida básica era macarrão, arroz, carne, frango e sopas com derivados (geralmente sobras). Todos os dias a comida era a mesma com acompanhamento de farofa e molho de pimenta. A diversidade culinária da Amazônia, com frutas, peixes e outros pratos, não estava presente na comida do barco.




A coisa mais linda na viagem de barco eram os entardeceres. Um espetáculo de cores, de vermelho intenso como se tudo estivesse incendiando-se. Este momento era apreciado por todos, pois indicava que faltava um dia a menos para chegar no destino final.
Em certos momentos percebi que viajar de barco além de toda novidade, também é algo tedioso.




Criançada no barco
Meus grandes amigos foram as crianças. Brinquei bastante com elas, pois gostavam muito de usar as câmeras, tirar fotos, gravar, desenhar e cantar. Com a criançada gravei alguns vídeos, delas desenhando e contando histórias da floresta. Em um dos desenhos, uma criança falou da importância do Rio Madeira para as pessoas e os animais.
Na viagem escutei diversas histórias de adultos e crianças, que espero poder relatar melhor num livro TerrAL.
Uma destas histórias diz respeito à exploração do rio Madeira por garimpeiros e pela instalação dos mega projetos hidrelétricos que modificaram o curso do rio.
Um operário de uma das usinas me deu entrevista contando detalhes do “progresso estratégico”e das conseqüências que trouxe e trará para a população de Porto Velho e redondezas.
A experiência de estar num barco saindo do Amazonas e subindo a Cordilheira é impressionante não apenas pelo que se vê e pelo que se escuta, mas também porque nos motiva à reflexão sobre o atual cenário das populações latianoamericanas e de como enfrentam o “progresso”.
No final da viagem, me ficou a pergunta: Qual é o progresso e quem está beneficiando? Qual a integração nos espera?


Llegando en Manaus

Massiel Amelia - 30 de Dezembro de 2010.


De que nos sirve la vergüenza?

El viaje comienza cuando salimos de Florianópolis, rumbo a São Paulo, sin contactos y sin saber lo que haría una vez que llegase en Manaus (Amazonas), pero muy contenta de viajar a un lugar que sentia que me llamaba.
En São Paulo emprendemos viaje en auto para Rio de Janeiro y con bastantes contratiempos conseguimos llegar dos días antes de viajar, aun sin contactos y sin lugar para quedarme una vez que llegara en Manaus. En este momento comienzo a preocuparme.
Luego una noche antes de viajar me responden que no me preocupe que unas minas me resibiran en Manaus, así es que me quedo contenta.
Llegue a Manaus el día 30 de diciembre, a las 13:30, sola, con una mochila pesada y con el contacto de la amiga, de una amiga de una amiga, su numero de teléfono y la tranquilidad de que me recibiría.

O comércio na cidade de Manaus
Ahí en el aeropuerto comienzo a llamar a todos los numero posibles para saber como podía llegar a la casa donde me esperaban, pero nadie atiende. Asi es que con un poco de desconfianza comencé a preguntar a las personas que veía cerca, llegue en un terminal en el centro de Manaus, con una confusión y un calor , que no sé distinguir que era peor. Una vez ahí, de nuevo me encontraba perdida, y ahora?
En ese momento simplemente comencé a seguir a la persona que estaba sentada a mi lado en el bús.
Era una mujer de unos 20 años, ella me mira con una cara de signo de interrogación, que realmente, no entendía que hacia yo con ese acento extraño debajo de una mochila que me podía aplastar al menor tropiezo.
Ella comienza a tratar de ayudarme y juntas comenzamos a preguntar cual era el bus que debía tomar para llegar a mi destino. En eso una mujer de unos 50 años me dice que me quede con ella, que el bus que ella iba a tomar llega cerca de donde yo iba, miro al costado para agradeserle a la primera mujer, pero ella ya no estaba, en un segundo de descuido la perdi de vista.
Me quedo con entonces con la Señora Lenilda. Tomamos el bus y nos bajamos en la casa de sus padres, pues ella no tenía certeza de como podría llegar y prefiere preguntarles a ellos.
Entrando a la casa ella llama a su familia para mostrarles que había encontrado una menina de Santa Catarina perdida en la calle. Ellos me miran y se ríen, me preguntan que como consigo cargar una cosa tan pesada, y que si no tengo miedo de andar sola, tan lejos, yo me rio, y la madre de Lenilda dice fuerte:
¡solo dios puede darle fuerza y coraje a esta niña tan flaca para cargar eso tan pesado!
Después de presentarnos, me ofrecen agua muy helada y me preguntan si tengo hambre, les acepto el agua y les agradezco, diciendo que no tengo hambre.
Sin preguntar nada, ellos comienzan a contar la historia de su vida en Manaus y de los treinta años en que ellos vivían en esa casa, de lo que les había costado tener esa casa, de que ellos conocían a todos los que vivían por ahi, porque entre todas esas familias se habían tomado los terrenos.
En tanto la madre de la señora Leñiuda me va conversando, ella y su padre comienzan a llamar por teléfono a sus conocidos, para preguntar como podía llegar a mi destino, el padre también llama a un amigo de el para que me fuera a dejar en auto.
En tanto la señora Lenilda continua intentando comunicarse con las personas que me recibirían, hasta que consigue decirles que yo estaba perdida pero que llegare, que no se preocuparan.
Entre tanto, su madre ya comenzaba a pedirme que me quedara con ellos, que ellos me arreglaban una pieza para dormir y que podíamos pasar el año nuevo todos juntos, con su familiares que estaban por llegar, a mi me comienza a gustar la idea...
En eso, todo se resuelve y la señora Lenilda me dice que vamos a tomar el bus, que ella me indicara como llegar, así que comienzo a despedirme de sus padres, quienes me dan varios números de teléfonos a los que puedo llamar en caso de que nadie me reciba , también me preguntan si aceptaría volver a visitarlos para comer pescado, yo respondo que me encantaría.
Salimos de la casa, y alcanzamos a llegar al paradero, antes de que comenzara una lluvia, tan fuerte como nunca vi antes.
Tomamos el bus y luego la señora Lenilda se ve preocupada, pues donde yo tendría que bajarme, era peligroso y ya estaba oscureciendo. Ahí me dice que tenga mucho cuidado, que en ese lugar asaltan mucho en esta época. Antes de bajar ella me repite que no tenga vergüenza en llamar si tengo cualquier inconveniente, o si necesito lugar para quedarme.
Yo me bajo un poco asustada, y camino hasta que encuentro la casa. Una vez que llego, demoraron pára abrirme la puerta, cuando entro me saludan una mina y su enamorado.
Ellos me preguntan riendo Ahhhh, você é a chilena? yo respondo hola me llamo Massi, ellos se presentan y continúan con lo que estaban haciendo.
Ahí dejo mis cosas en el suelo y me siento en el sofá junto a ellos que estaban cada unos con un computador y en ningún momento dejan lo que estaban haciendo. Yo intentaba conversar con ellos y solo me respondían de manera fría y cortante, yo pensé que estaba incomodando.
Luego pregunte si podía sacar un baso para tomar agua y donde podía acomodar mis cosas, ellos me responden. Luego pedí el teléfono y llamé a la señora Lenilda para agradecerle y decirle que había llegado bien. Ella me dice ¡que bueno que me llamo, yo estaba muy preocupada, y pensando que debi bajar con usted...!
Yo había llegado en Manaus a las 13: 30, cuando llegué en esa casa ya eran las 6 de la tarde, yo no había comido nada, ellos tampoco me preguntaron nada más.
Yo estaba tan cansada que entre en la pieza que me habían indicado, deje mis cosas y me quede dormida, sucia, traspirada y sin comer.
En los días posteriores, la situación no fue muy diferente, yo siempre tuve ganas de volver a la casa de los padres de la Señora Lenilda, pero tuve vergüenza y no fui....

Massiel Amelia





Sobre a Rota

A rota se divide em dois períodos de atuação. O primeiro transcorre entre o mês de janeiro e fevereiro, e as filmagens se darão desde a cidade de Manaus, estado do Amazonas, passando pela cidade de Assis Brasil, local de Tríplice Fronteira (Brasil, Peru, Bolívia) e chegando até Amazônia peruana. Esta rota termina na cidade de Santiago do Chile, onde se inicia outro período de filmagem. Este segundo período se inicia em Março e terá dois locais de base: A cidade de Valdívia e a cidade de Valparaíso. Neste período, a equipe estará dividida entre estas duas cidades, as quais serão as bases e pontos de partida para se  deslocarem aos principais locais de filmagem situados entre: A região da Araucanía (Temuco) e a região dos Rios (Valdívia). O que se busca nesta região é trabalhar em contextos, onde comunidades (de origem indígena ou campesinas)  reclamam soberania sobre seus territórios enfrentando conflitos territoriais com o estado chileno e empresas nacionais ou multinacionais (florestais, hidrelétricas, etc...). É fato que a região em questão é marcada pela luta dos povos Mapuches pelo reconhecimento de suas terras ancestrais, bem como pela preservação dos recursos naturais em seus territórios. Percorrer contextos urbanos que guardam marcas destes processos de conflito, como a migração do cam po às grandes cidades também fará parte do nosso trajeto.


O primeiro momento (janeiro- fevereiro/2011) do trajeto seria a cidade de Manaus (Estado do Amazonas, norte do Brasil), passando pela zona de tríplice fronteira, Brasil - Perú - Bolívia, e até a cidade de Puerto Maldonado (Estado de Madre de Diós, Sudeste do Perú). Esta região, segundo ressalta Sergio Machado Rezende, é parte da maior reserva florestal e hidrográfica do mundo, onde vivem diversos grupos nativos: “Seu patrimônio natural, esta constituído da maior biodiversidade em todo o mundo e de um subsolo de riquezas ainda não devidamente mensuradas”(T&C Amazônia, Year VI, Number 14, June 2008 Ciência e tecnologia na Região Amazônica: onde chegamos e o que esperar). Este território possui uma ampla diversidade étnica e cultural, riquezas animal e vegetal, abundância em água e riquezas minerais de ouro, diamante e outras pedras preciosas.


                               Parte do rota 3 que passa por Rio Branco e Cobija.

Partindo da cidade de Manaus, tomaremos um barco onde seguiremos o curso do rio Madeira até a cidade de Porto Velho localizada em plena floresta Amazônica. Aqui empreenderemos viagem para a cidade de Rio Branco, desde onde nos dirigiremos até a aldeia Kaxinawá Nova Empresa, situada nas margens do rio Jordão (Estado de Acre).

Posteriormente empreenderemos o rumo sentido a cidade de Assis Brasil, situada na tríplice fronteira da Amazônia Ocidental. Uma área transnacional, do ponto de vista econômico e social, caracterizada por sua diversidade étnica e cultural. Neste lugar é interessante para o grupo ver como as populações locais reafirmam ou negam as demarcações político-administrativas nas áreas fronteiriças dos Estados-nação, através de diferentes práticas e representações. É a partir dos processos de interação, tanto entre Estados como entre populações locais, que podemos compreender o significado discursivo da fronteira política e das fronteiras sociais. Interessa-nos analisar como estes grupos que habitam as fronteiras se superpõem, se complementam e se
confrontam.

Uma vez atravessada a fronteira, viajaremos a Puerto Maldonado, Perú onde novamente embarcaremos, desta vez pelo rio Madre de Diós para chegar até a cidade de Imambari, localizada na região denominada Madre de Diós, relativamente despovoada e considerada uma das maiores reservas de biodiversidade do mundo. Nosso interesse é conhecer as comunidades que serão atingidas pelo projeto hidrelétrico Paquitzapango que demandará a construção de uma enorme represa que terminaria por inundar pelo menos 40.000 hectares de floresta na bacia hidrográfica do rio Ene, região em que habitam 18 comunidades da etnia Ashaninka.

O segundo momento do registro audiovisual começa no mês de março de 2011. O trajeto parte da cidade de Valdívia (Región de los Rios - Chile) de onde nos dirigiremos sentido Cordilheira dos Andes, passando pela cidade de Futrono, pela região do lago Maihue, até chegar ao povoado de Reñinahue. Neste local buscaremos o convívio com as comunidades mapuches-huilliches e comunidades camponesas que serão atingidas pela construção da Central Hidrelétrica Chilcoco, a cargo da Ganadera y Forestal Carrán S.A. Este empreendimento afetará o bioma da bacia do Rio Bueno, gerando impactos sócio-ambientais nas comunidades da região. O trajeto seguirá sentido Vale de Rupumeica, região do rio Chilcoco e território Mapuche. Esta zona tem como vegetação natural a Selva Valdiviana Andina característica, que tem uma pluviometria anual perto de 2.000 mm.

O trecho em destque revela as principais localidades que serão transcorridas no decorrer da viagem.
                            

Como dito anteriormente, neste segundo momento a viagem terá dois pontos centrais. Neste sentido, viajaremos desde Valdivia para entrar em contato com as comunidades mapuches da região da Araucanía situadas na província de Temuco. Trata-se de comunidades que mantém sérios históricos de confrontações como o estado chileno pela reivindicação das suas terras e o reconhecimento da identidade Mapuche.

Além das localidades citadas, nos propomos a viajar à Isla Mocha, situada na região da Araucanía, território considerado por mapuches como território sagrado ancestral, onde a economia da população, baseada na extração de algas, está sendo explorada por multinacionais. A relevância deste local se dá pela divisão que existe entre os habitantes sobre a inclusão ou não destas empresas no cotidiano de suas vidas.



Posteriormente, nos dirigiremos à região do Maule para conhecer duas comunidades camponesas das cidades de Molina e Cauquenes, caracterizadas pela alta qualidade da sua produção vitivinícola, principal atividade econômica. Nestes lugares nos interessa contrastar o desenvolvimento da economia destas comunidades. Na primeira zona, Molina, encontraremos comunidades que desde há muito tempo possuem um histórico de relação com as grandes empresas. No segundo caso, em Cauquenes, pretendemos verificar através do audiovisual, como as tradições na forma de viver, cultivar a terra e produzir vinho orgânico, começam a se ver afetadas pela recém-chegada indústria vinícola.

Além dos lugares acima enunciados, sabemos a que viagem a qual nos propomos está sujeita às possibilidades que se abrem no decorrer do caminho.  



Chile

Thiago Mairum

Ilha de Santa Catarina
Do vermelho quente norte ao verde frio branco do Sul, dos altos aos desertos, dos bosques às geleiras. Aventura doce, fria e caudalosa, percorrer e navegar o Chile, tripa estendida da América ao Sul, tripa estendida de poemas esquecidos, de cantos sonhados, de guerreiros assassinados... Os sonhos de uma América Livre, eu os vivencio e grito agora, silenciosamente... Da terra colorida que marca o sangue dessa gente, que já não é nada. Uma criança chora de dor ou de lamento, não se sabe ao certo, em alguma esquina deste lugar batizado Chile que poderia se chamar muitos outros nomes, que poderia ser muitos outros lugares. Mas é o Chile, lugar de futuros escondidos que são selados com as mesmas cores do império, privilegiando ou condenando esta bandeira. Vertiginosa fusão de bandeiras bancárias, (re) nascerá daí um povo rebelde e sem pátria que saberá pra onde ir, sem apontar pra nenhum lugar...

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